Notícia

Cidades Inteligentes

Fabcity

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, recebeu na tarde desta quinta-feira (26) a visita do urbanista venezuelano, Tomás Diez, co-fundador e diretor do Fab Lab Barcelona, com sede no Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) e um dos fundadores da Fab City Global Initiative, que atua no conceito de cidades inteligentes. Sorocaba foi eleita, em julho do ano passado, uma das três cidades do País a fazer parte do projeto.

Tomás Diez aproveitou sua passagem pelo país, onde tem ministrado uma série de palestras sobre o tema em diversas cidades, para visitar Sorocaba e conhecer as ações implementadas na cidade, incluindo Poder Público, Universidades e empresas do setor privado, para que obtenha a certificação de Fab City Global. Acompanharam a visita o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Roberto Freitas; Regiane Relva, representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Paulo Carvalho, reitor da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens),
Raquel Penãlosa, arquiteta da Communautique Canadá, além de Kenzo Abiko, Presidente do Instituto FabLab Brazil.

Fab City, explica Diez, é um projeto global lançado em 2011 para desenvolver cidades auto-suficientes localmente produtivas e globalmente conectadas. “É um projeto de formato descentralizado e aberto com ações propostas para que as cidades se tornem auto-suficientes até 2054. Isso inclui a formação de um grupo de reflexão composto por acadêmicos, profissionais, empresários e urbanistas que trabalham juntos para mudar o paradigma da economia industrial atual por um ecossistema de inovação circular sustentável”, ressaltou, destacando o potencial de Sorocaba, na implementação desse conceito.

Na prática

Uma Fab City, na prática, é ser uma cidade que resolve adotar metas — como a redução de carbono, minimização da produção de lixo e relocalização da manufatura, por exemplo — para fazer com que a vida dos cidadãos possa ser melhor. Para isso, utiliza laboratórios do tipo Fab Lab, nos quais se desenvolvem ideias e conectam pessoas. “A presença e a atitude das pessoas é super importante em uma Fab City. Ela não é um projeto ‘de cima para baixo’ e, sim, construída em conjunto”, conta.

E, nesse quesito Sorocaba, explica o presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas, é destaque. Isso porque a cidade conta com quatro Fab Labs. O mais recente foi inaugurado no PTS, no dia 21 de agosto deste ano e, outros dois estão na Faculdade de Engenharia (Facens), no Shopping Pátio Cianê (Facens) e no Sesi/SP “Hoje, apenas 500 cidades ao redor do mundo, possuem um laboratório dessa natureza”, ressalta Freitas, que também destacou diversas ações e projetos voltados à tecnologia e inovação implementados pelo PTS e pela Prefeitura de Sorocaba.

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, destacou a importância de Sorocaba estar inserida nesse contexto e manifestou apoio às ações e projetos que visam a implementação da cidade no conceito de cidade inteligente. “Precisamos, cada vez mais, de ideias inovadoras; pensar Sorocaba dentro do conceito de cidade inteligente, ou seja, que haja uma integração cada vez maior entre o poder público, iniciativa privada e o cidadão”, ressaltou a chefe do Executivo sorocabano.

Data de Publicação
27/09/19
Fonte
Prefeitura de Sorocaba

Fotos da Notícia

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/prefeita-recebe-a-visita-do-presidente-do-fab-city-global/