Notícia

Atividade marca o Dia da Internet das Coisas

Faculdade de Engenharia realizou palestra - ALDO V. SILVA

Preparar o ambiente para fazer de Sorocaba e outras cidades da Região Metropolitana aqui baseada referência no uso da tecnologia proporcionada pela internet foi um dos objetivos das comemorações locais pela passagem do "Internet of Things Day" (ou "Dia da Internet das Coisas"), evento promovido pela Faculdade de Engenharia.

Conforme explicado pela coordenadora do "Smart Campus" baseado na instituição, Regiane Relva Romano, o termo se refere a uma verdadeira revolução tecnológica que também tem entre seus propósitos o de conectar objetos utilizados por todos no dia a dia à rede mundial de computadores.

Além disso, o projeto trabalha o conceito de cidade inteligente desenvolvendo ações para otimizar a prestação de serviços públicos, como o cabeamento por fibra óptica e tecnologias específicas. Esse, aliás, foi o tema da palestra do engenheiro Eduardo Henrique Terzariol que falou sobre aplicação dessas ferramentas e o planejamento urbano.

A atividade foi aberta com a intervenção do especialista em telecomunicações Henri Castelli que abordou o tema "Desvendando a Internet das Coisas". "Soluções para cidades inteligentes através de Internet das Coisas" foi a abordagem seguinte, sob a condução do estudioso Eduardo Henrique Terzariol.

No encerramento, aconteceu o lançamento oficial da "1ª Maratona de Cidades Inteligentes e IoT SCF", sob a coordenação da professora Regiane Relva Romano. Os debates terão continuidade e já no próximo dia 18 acontece a apresentação, na própria Facens, do protótipo de uma casa aparelhada com os recursos tecnológicos como monitoramento do uso da água de chuva, automação e outros. (José Antonio Rosa)

Data de Publicação
10/04/16
Fonte
Cruzeiro do Sul

Fotos da Notícia

http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/690620/atividade-marca-o-dia-da-internet-das-coisas#