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Febravar quer popularizar soluções para loja inteligente

Tecnologias podem chegar também aos pequenos estabelecimentos

A palavra é varejo 3.0, e o modelo de ponto de venda deve seguir o conceito da loja inteligente. Os dois motes serão foco da 3ª edição da Feira Brasileira do Varejo (Febravar), que vai de 8 a 10 de julho em Porto Alegre. A direção do Sindilojas, promotora da iniciativa que ocupará 2 mil metros quadrados do Centro de Eventos do BarraShoppingSul, quer atrair pequenos lojistas para que conheçam, e tentem adotar no futuro, as novidades tecnológicas. Com mix de expositores e painelistas nacionais e internacionais, a Febravar promete apresentar as novidades que já desfilaram na Retail Big Show, evento da NRF (associação de varejo dos Estados Unidos), que ocorre em janeiro em Nova Iorque.

"Tudo que tem lá vai ter aqui, mas em tamanho menor", ajustou o presidente do Sindicato dos Lojistas da Capital, Paulo Kruse. O dirigente também minimizou eventuais limites financeiros para pequenos estabelecimentos incorporarem soluções que podem elevar a interatividade, o retorno e a receita na relação com os consumidores. "Acabou aquela história de promoções e descontos, pois as margens já estão apertadas. Os pequenos lojistas terão de usar a tecnologia para serem mais competitivos", assinalou Kruse. Micro e pequenos negócios representam 90% do segmento, assinalou Kruse.

O presidente da feira nacional, Ronaldo Sielichow, apontou que o cenário da economia brasileira, com baixo crescimento de vendas, reforça as agendas positivas para desenvolver o setor, como o evento de julho. "A Febravar vai ter esse papel", vinculou Sielichow. Os organizadores montaram uma programação que terá palestras com especialistas no uso de soluções, mesas-redondas e visitas a estabelecimentos que já utilizam recursos no conceito de varejo 3.0.

"Estamos agora na era da loja inteligente. Do tapete à vitrine, da gôndola ao uso de celulares com acesso à internet para rastrear quando o cliente está passando em frente à loja", ilustrou Kruse, lembrando que a entidade oferece assessorias e orientações a varejistas dispostos a introduzir as inovações. A projeção é que mais de 6 mil lojistas visitem o evento, que já tem inscrições de comitivas de estados do Sudeste e Nordeste, além da região Sul. Serão 69 estandes com expositores de tecnologias, desde aplicativos, sistemas de gerenciamento do negócio e hardware. "Tem estabelecimento que só usa o computador para emitir o cupom fiscal, porque é obrigatório. Já passamos dessa fase, pois os recursos de tecnologia estão muito mais acelerados", advertiu Sielichow.

Data de Publicação
06/05/15
Fonte
Facens

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