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Óticas Carol implementa tecnologia RFID

Há aproximadamente um ano, a Óticas Carol investiu inicialmente cerca de R$ 45 mil para implementar, pela primeira vez no ramo ótico, a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification – Identificação por Rádio Freqüência) em suas cinco lojas próprias. A ideia da companhia é estender seus benefícios para as 700 lojas distribuídas em todo o Brasil.

Essa tecnologia, que é utilizada para identificar, rastrear e gerenciar produtos e documentos, bem como pessoas, objetos e animais, é inserida em etiquetas com chips encapsulados, que são controlados por ondas eletromagnéticas enviadas para antenas externas e recebidas ao serem ativados os leitores de RFID.

“O RFID tem a capacidade de ler e de gravar informações que permitem identificar um produto de forma única e em série, o que torna mais rápido e eficiente o rastreamento de produtos (controle de lotes, datas de validade, entre outros), além de garantir a identificação de uma peça de forma inequívoca e única, evitando pirataria”, afirma Maurício Ferrante, diretor Comercial e de Operações da Óticas Carol.

A implementação da tecnologia, oferecida pela Vip-Systems, nas Óticas Carol teve o intuito de gerar mais produtividade nas operações, assertividade nas reposições, eficácia no controle de estoque/inventário e segurança contra roubos. A iniciativa priorizou em um primeiro momento as lojas próprias da rede para que fossem realizados testes e aperfeiçoamento da tecnologia para atender às demandas da empresa. O próximo passo é avaliar os resultados e propor a adoção aos 299 franqueados da companhia.

O executivo adiantou que a empresa já constatou aumentos significativos de produtividade com melhorias expressivas de controles dos processos internos, principalmente em relação ao inventário de produtos em estoque. “Antes, o processo era muito manual, precisávamos de seis funcionários e cerca de 24 horas para concluí-lo. Hoje, temos um scanner com leitura rápida capaz de fazer esse mesmo serviço em apenas 30 minutos, com uma equipe de três pessoas, ou seja, obtivemos um ganho de mais de 50% em estrutura operacional das lojas próprias”, afirma Ferrante.

Na prática, cada franquia compra hoje, em média, 1.000 unidades de óculos e o objetivo é que o lojista possa fazer a reposição de forma inteligente, com foco nos produtos com alto giro e lançamento. Por exemplo, o lojista pode comprar cerca de 250 peças e, conforme o estoque gira, fazer a reposição de forma mais inteligente ao adotar o RFID. “Assim, nosso franqueado não vai ter capital parado e pode apostar seu dinheiro onde tem giro de verdade”, destaca o diretor das Óticas Carol.

A tecnologia RFID foi apresentada aos franqueados em agosto de 2014 na Convenção de Vendas da Óticas Carol e teve excelente receptividade dos parceiros de negócios da companhia. “Eles gostaram muito, fizeram várias perguntas, visando entender com exatidão como esta ferramenta pode auxiliar no dia a dia de seus negócios”, detalha Ferrante.

A ideia da franqueadora é disponibilizar a tecnologia para os franqueados que se interessarem a partir fevereiro de 2015. “O investimento do franqueado consistirá na aquisição dos equipamentos (hardware e software) e o custo mensal das etiquetas, de aproximadamente”, explica Ferrante. Ele ainda acrescenta que quanto maior a escala, mais esses valores são diminuídos.

Data de Publicação
24/02/15
Fonte
Decision Report

Fotos da Notícia

http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=18501&sid=5