Notícia

RFID Leva Inteligência a Loja Billabong no Brasil

25 de agosto de 2011 - Um novo sistema de RFID a ser testado na loja de roupas sportswear Billabong no shopping Iguatemi Alphaville localizado na cidade brasileira de Barueri, teria aumentado o número de visitantes da loja por mais de 300 pessoas na primeira semana. O gerente da loja, Marcelo Chiaparini, diz que o impulso para o tráfego da loja, alimentado pela curiosidade sobre a tecnologia e como ela estava sendo usada, também levou a maiores vendas.

O sistema, lançado na loja em 9 de agosto, inclui software de gerenciamento de dados RFID da VIP-Systems e tags RFID passivas EPC Gen 2 da RR Etiquetas e UPM RFID. O software é integrado com o legado de sistemas de ponto de venda (POS) e inventário de back-office da loja.

As tags, que estão em cada item na loja, fornecer inventário e dados ponto de venda ao pessoal, e o sistema RFID inclui uma aplicação de vigilância eletrônica de artigos (EAS) em conjunto com câmeras na saída. Os clientes podem utilizar o sistema RFID para exibir informações sobre produtos na área de vendas e em nos provadores, bem como uma forma de solicitar mais itens para o pessoal.

A VIP-Systems, que desenvolveu o sistema, foi lançada em 1997 para fornecer tecnologia para aplicações de controle de acesso, industriais e de varejo. A presidente da empresa, Regiane Relva Romano, está concluindo seu doutorado em varejo com foco em como a tecnologia pode melhorar a experiência do cliente. As aplicações de RFID que a empresa desenvolveu para a implantação na Billabong incluem recursos como um POS inteligente, Vestiário inteligente, Logística inteligente, Expositor inteligente, Inventário inteligente, Prevenção de Perdas inteligente, Reposição inteligente e outros que podem melhorar a interatividade e a mobilidade dos clientes e funcionários.

A Billabong implementou um total de 15 aplicações VIP-Systems, todas integradas na loja, que tem cerca de 5.000 itens na área de vendas a todo momento, com várias peças adicionais para cada tamanho e estilo armazenado na sala dos fundos. A parte RFID do sistema inclui apenas três interrogadores RFID: um leitor portátil de pessoal para realizar o inventário de seus produtos na sala dos fundos, um leitor fixo com múltiplas antenas inteligentes para o expositor e aplicações de prateleiras inteligentes e um com múltiplas antenas para ler tags no provador, no ponto de venda e na porta da frente.

Além disso, Billabong implantou soluções não-RFID, também desenvolvidas pela VIP-Systems, como um "espelho interativo", que permite aos clientes tirar fotos de si mesmos usando um par de óculos de sol, escrever mensagens em uma tela sensível ao toque montada em um quiosque e enviar as fotos a uma rede social ou e-mail.

No entanto, a tecnologia RFID está no centro da solução, proporcionando controle de estoque, bem como informação e entretenimento ao consumidor. Todos os itens na loja foram marcados pela equipe, diz Chiaparini. Começando em janeiro de 2012, a loja espera que todos os itens chegarão já marcados na loja, com a marcação feita com antecedência em um centro de distribuição controlado pelo fabricante da mercadoria. Uma vez que as tags estão sendo anexadas antes do envio para a loja Billabong, receber novos itens será mais simples para o pessoal da loja. Eles simplesmente passam seu leitor portátil EPC Gen 2 de Convergência Systems Ltd. (CSL) perto de uma nova caixa de produtos. Até então, os funcionários precisavam esvaziar as caixas e digitalizar o código de barras na etiqueta de cada item. Embora este piloto use um leitor de CSL, Romano indica que qualquer um dos leitores UHF manuais mais populares funcionaria em um sistema desse tipo.

Uma vez que os itens são recebidos através de RFID ou de código de barras, os dados podem ser armazenados no software VIP-Systems no sistema final da loja. Esta semana a loja vai realizar a sua primeira verificação de inventário de todos os itens na sala dos fundos com o leitor portátil, passando o leitor por cada produto, testando o sistema RFID novo. Embora normalmente uma verificação do inventário da sala dos fundos leva cerca de quatro horas, Chiaparini diz, ele tem grandes esperanças de que neste processo de inventário será necessário apenas uma hora.

A loja também é equipada com prateleiras inteligentes VIP-Systems com antenas RFID Impinj ligadas a um leitor Impinj para ler os números de identificação de tags e armazenar os dados para fornecer uma contagem de estoque em tempo real, que indica onde cada item está na área de vendas e se todos os itens precisam ser movidos, porque eles foram mal colocados.

O sistema de expositor inteligente permite aos clientes saber mais sobre os itens que estão vendo na loja. Eles simplesmente removem um item da prateleira e seguram a tag ao lado de uma antena RFID Impinj. Com base no número de identificação da tag lida pela antena, o software VIP-Systems transmite, através de uma conexão Wi-Fi, dados para um iPad, que em seguida, exibe informações sobre outros produtos que possam acompanhar melhor esse item.

Quando os clientes trazem roupas no provador inteligente, uma antena RFID capta os números de identificação em tags presas a esses itens. A tela de toque no espelho do provador, em seguida, exibe produtos que combinam com os trazidos, assim como as cores e tamanhos disponíveis na loja. Um cliente pode pressionar um prompt na tela para enviar uma mensagem de texto para o celular de um funcionário para pedir itens adicionais.

Na caixa registradora, uma antena RFID instalada sob o balcão lê etiquetas de itens colocados no balcão, com a finalidade de serem comprados e envia essa informação para o software da VIP-Systems, integrado com o sistema de gestão de inventário da loja, que atualiza os dados de vendas movendo número da etiqueta de identificação da categoria "não vendido", para "vendido". Uma função de desativador inteligente também permite ao cliente ter a tag desativada por funcionários, utilizando um comando para desligar a funcionalidade de transmissão da tag.

Finalmente, quando o cliente sai da loja, uma antena RFID capta os números ID da tag e verifica o seu estado no sistema de gestão de inventário. Se, por acaso, o sistema determina que alguém sai com um produto que não pagou, o sistema acionará um alarme sonoro e gravará um vídeo do incidente.

"A tecnologia RFID é importante para os varejistas", diz Romano, que diz que aqueles susceptíveis de se beneficiarem de etiquetagem RFID incluem fabricantes, operadores logísticos, centros de distribuição, varejistas e consumidores.

A loja Billabong, que abriu no Iguatemi Alphaville a cerca de três meses atrás, tem uma clientela jovem, com um interesse em inovação, diz Chiaparini. Como resultado, a loja, comenta Romano, "valoriza a inovação e entende que a tecnologia pode oferecer uma experiência de compra diferenciada." Ela acrescenta que, porque a loja não é grande, "é um lugar perfeito para testar o conceito e depois melhorar toda a rede", fazendo alterações em qualquer uma das funções de hardware ou software com base nos resultados do teste.

Data de Publicação
25/08/11
Fonte
RFID Journal Brasil

Fotos da Notícia

http://brasil.rfidjournal.com/noticias/vision?8735