
ZF Aftermarket revolucionou a logística com tecnologia RFID
A ZF Aftermarket redefiniu os padrões logísticos do mercado de reposição automotiva no Brasil ao implementar soluções digitais inovadoras. Em seu Centro de Distribuição em Itu (SP), a empresa adotou o Sistema RFID, tecnologia que permitiu a identificação e rastreamento de produtos em tempo real, garantindo mais eficiência, precisão e segurança em toda a cadeia de reposição de peças.
Mas essa não foi a única transformação. A empresa também investiu em processos avançados de automação e digitalização, o que resultou em um aumento de 18% na produtividade das operações. Segundo Everton Silva, gerente sênior de operações da ZF Aftermarket América do Sul, essa foi a primeira unidade da ZF no mundo a operar com esse modelo logístico de ponta. Além disso, a ZF Aftermarket se tornou a única empresa do setor de reposição automotiva no Brasil a utilizar RFID em larga escala.
Esse avanço foi possível graças à consultoria estratégica da professora e especialista em inovação Regiane Relva Romano, juntamente com a empresa VIP-Systems, os quais foram responsáveis pela definição do escopo de aplicação e funcionalidades da tecnologia RFID, garantindo que a solução atendesse às necessidades específicas do Centro de Distribuição e impulsionasse a eficiência operacional.
O impacto foi expressivo: o Centro de Distribuição de Itu, que centralizou operações das marcas Lemförder, Sachs, TRW e ZF, movimentou diariamente entre 150 e 200 toneladas de produtos, distribuídos para mais de 750 pontos na América do Sul. Isso representou cerca de 5 milhões de peças por mês, transportadas por 15 a 20 caminhões todos os dias.
Quer entender como essa tecnologia transformou a logística da ZF Aftermarket?
📽️ Confira o vídeo sobre a solução VIP-Systems/ZF: https://www.youtube.com/watch?v=0t_SGxsrR7Q
📅 Agende: um meeting com Regiane Relva para entender como sua empresa também pode se beneficiar com a implantação de digitalização de processos através da tecnologia RFID.
