Perfumaria tem atendente virtual e cofre inteligente; veja tecnologias para o setor

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A 10ª edição da Beauty Fair, feira de beleza que termina nesta terça-feira (9) em São Paulo, teve a exibição da tecnoloja, uma perfumaria com várias inovações tecnológicas voltadas para o varejo; as novidades vão de atendente virtual a cofre inteligente; o preço do conjunto de softwares fica entre R$ 25 mil e R$ 45 mil, sem contar os aparelhos eletrônicos; clique nas imagens acima para conhecer algumas funcionalidades da tecnoloja Junior Lago/UOL Mais

O catálogo eletrônico exposto do lado de fora da loja funciona com o sistema de sensores Kinect, que permite interação do cliente com a tela; é possível visualizar informações sobre os produtos disponíveis Junior Lago/UOL Mais

Na mesma tela do catálogo inteligente, o cliente pode escolher a opção "game" e brincar com o uso dos produtos do catálogo; na imagem, um quebra-cabeça Junior Lago/UOL Mais

A atendente virtual é resultado de projeção de imagem em um suporte estático; colocada à porta da loja, ela anuncia preços e promoções, por exemplo; há modelos que fazem gestão de filas, organizando os clientes e chamando os próximos na ordem de atendimento Junior Lago/UOL Mais

Todos os produtos da tecnoloja são marcados com uma etiqueta especial, que tem um chip identificado por radiofrequência; o chip consegue armazenar mais informações que o código de barras, por exemplo; a leitura do chip mostra todas as informações sobre o produto Junior Lago/UOL Mais

Os chips são colocados em todos os itens da loja; uma antena instalada nas laterais das gôndolas consegue ler esses chips, por radiofrequência, e fazer um inventário dos produtos; com isso, dá para saber se um item está em falta ou se está na prateleira errada, por exemplo Junior Lago/UOL Mais

Uma tela chamada de "i-shelf" permite promover determinado produto ou serviço; ela é instalada nas prateleiras e mostra informações para os clientes Junior Lago/UOL Mais

Com a etiqueta eletrônica, é possível usar um software para mudar automaticamente o preço exibido nas prateleiras; assim, não é preciso atualizar cada preço manualmente Junior Lago/UOL Mais

Outra inovação exibida na tecnoloja é o LCD interativo, uma tela com tecnologia touch-screen para interação do cliente; o produto fica exposto ao fundo e, na tela, são exibidas informações sobre ele Junior Lago/UOL Mais

A vitrine virtual se parece com uma gôndola real e cada produto possui um código (QR code) que pode ser lido pelo celular; a câmera do celular lê esse código e o cliente pode fazer a compra usando o próprio aparelho Junior Lago/UOL Mais

Se um produto tem um chip identificado por radiofrequência, o cliente só precisa posicionar a etiqueta em frente a um sensor para que o expositor inteligente exiba um vídeo sobre esse produto específico Junior Lago/UOL Mais

Com o espelho interativo, dá para saber o resultado de uma sombra ou como determinada cor de batom ficaria na cliente; a câmera tira uma foto do seu rosto e você pode escolher, virtualmente, com quais produtos quer fazer a simulação Junior Lago/UOL Mais

Outra solução de tecnologia é o "digital signage", uma grande tela que exibe vídeos e fotos institucionais e promocionais o tempo todo; a ideia é que o gestor de uma rede, a partir do escritório, escolha os vídeos e saiba o que é exibido em cada loja, por exemplo Junior Lago/UOL Mais

Outra solução apresentada foi o cadeado eletrônico, que é acoplado ao produto; quando alguém tenta retirá-lo à força, um sistema de alarmes e câmeras de segurança é acionado na loja Junior Lago/UOL Mais

No quiosque interativo, o consumidor pode checar informações sobre os produtos, e se há unidades em estoque; ele também pode adicionar os itens desejados em um carrinho virtual; depois de finalizada a compra, um vendedor traz os produtos escolhidos pelo cliente Junior Lago/UOL Mais

O hot zone e o contador de fluxo são duas ferramentas que fazem um mapeamento da loja por temperatura, mostrando em quais pontos os clientes ficam por mais tempo; com esses dados, o administrador da loja pode tentar melhorar o desempenho das áreas frias, onde os clientes vão menos Junior Lago/UOL Mais

No cofre inteligente, o dinheiro é inserido e o aparelho diz quantas notas de que valor foram depositadas; depois que o gestor da loja valida a operação, o cofre emite um comprovante com todos os dados do depósito Junior Lago/UOL Mais

Com cobertura de 360º, uma câmera circular no teto da loja faz a segurança eletrônica; o responsável por acompanhar as imagens pode dar zoom em pontos específicos Junior Lago/UOL Mais

O PDV inteligente é um sistema de autoatendimento pelo qual o próprio cliente compra os produtos, aproximando do sensor a etiqueta identificadora que está no produto desejado; depois, é só fazer o pagamento com cartão na própria máquina Junior Lago/UOL Mais

Quando o cliente usa o sistema de autoatendimento, é necessário destravar o item comprado para que o sistema de alarmes não seja disparado na saída; para isso, basta seguir as instruções do desativador Junior Lago/UOL Mais

Um sistema antifurto aciona um alarme quando um produto sai da loja sem que sua etiqueta de identificação por radiofrequência tenha sido destravada; se isso acontecer, o gestor recebe um SMS informando o furto, e uma câmera grava o momento exato em que o produto sai pela porta Junior Lago/UOL Mais